Para mim é uma aventura falar de BBB, primeiramente não assisto, não gosto, não possuo canal aberto a pelo menos 8 anos e a mais de 3 anos cancelei a SKY, ou seja, TV não é para mim.
Uma vez ou outra dou uma olhada em algum filme junto com minha família ou “assisto” alguma série ….. assisto é modo de falar, deixo a tv ligada com o timer ativado apenas porque gosto de dormir com o barulho da tv.
Agora deve estar se perguntando, se vc não gosta de TV e não assiste BBB pq esta gravando este vídeo.
Bom, como empreendedor…… preciso entender o que está acontecendo e como eu posso usar isso a favor dos meus negócios e a favor dos meus clientes. Volto a lembrar que tenho total aversão ao BBB e realitys similares.
Fiquei um pouco espantado pois há pelo menos 10/15 dias o assunto mais comentando na internet brasileira é BBB.
E para um assunto ficar todo esse tempo como os mais comentados … é hora de aproveitar essa onda. E se você tem visão de negócio sabe que é melhor surfar do que remar contra.
Fiz uma breve pesquisa e analisei o BBB como uma empresa, ou seja, não quero saber quem são os participantes e etc.
Me foquei nos números e estratégias usadas, tanto pelos produtores do BBB quanto pelos participantes, e sério, existe muita coisa acontecendo que você poderia usar nas suas empresas ou ideias de negócio.
Principalmente a última estratégia que vou falar neste artigo.
A franquia tem 2 décadas, sendo um sucesso em seu lançamento no começo dos anos 2000, depois com o passar do tempo foi caindo em audiência e relevância, tendo em conta o surgimento de outros realitys e etc.
O ano passado foi atípico, sendo que o confinamento não foi só da casa mais vigiada do brasil, mas também de toda a população no geral.
Ainda que essa audiência forçada tenha sido bom para o programa, existiram muitas reclamações do público com relação à provas e uma certa previsibilidade do reality.
Ainda que eu mesmo nunca tenha ouvido falar em praticamente nenhum deles, os nomes são do gosto da pessoas que assimtem o BBB.
Primeira Entratégia – MODELAR ou Benchmark
Modelar não é copiar o que seu concorrente está fazendo, e sim, ver o que de bom ele está fazendo e de certa forma usar também isso a favor do seu negócio.
Não é atoa que o Silvio Santos é um empreendedor fora da curva, ainda no Milênio passado a famosa casa dos artistas foi um fenômeno, até mesmo, ofuscando o início do BBB na época.
Depois de um tempo foi lançado a Fazenda da Record que usou do mesmo artifício, chamou personalidades conhecidas como participantes do reality, e depois de 20 anos o BBB usa a mesma tática.
Então para que sua ideia de negócio tenha mais chances de dar certo ou até mesmo para que o desempenho da sua empresa possa melhorar , é necessário olhar de perto o que os concorrentes estão fazendo de bom, o que a literatura chama de boas práticas, para que você possa adaptar ao seu negócio em suas devidas proporções, é claro.
Para você que quer entrar em um nicho de mercado com muita concorrência, exemplo, delivery, barbearia, lojas de roupa e etc … é muito importante fazer essa análise e usar o Benchmark para potencializar sua ideia e minimizar as fraquezas que seu negócio possa ter.
Segunda Estratégia – TIMING
O segunda estratégia que consegui identificar é o TIMING, que de forma maestral foi usada pela direção do programa, onde eles colocaram personagens que seguem uma linha de pensamento que está em alta no momento (racismo, pautas lgbt, empoderamento, e etc).
Fica evidente a aplicação de TIMING, e me diz uma coisa, você sabe o que isso significa?
Timing em tradução literal é cronometragem, porém, o que essa palavra quer dizer, é que você precisa ser rápido em analisar os acontecimentos e colocar em prática a ideia ao seu favor.
Como todos estes assuntos estão em voga, escolheram participantes que possuem opiniões contundentes sobre estes temas.
Com resultado planejado está surgimento de intrigas, brigas que fazem gerar polêmicas o que é bom para o programa.
Agora, veja o que algumas empresas estão fazendo, elas pegam acontecimentos do BBB e usam como ponto de ancoragem de engajamento em sua comunicação, um exemplo é a americanas que além de ser uma das patrocinadoras fez promoções relacionados aos acontecimentos da casa e etc.





Terceira Estratégia – Diversificação
A terceira estratégia usada, que não é nova, já estava sendo usada, porém, foi dada maior destaque é a diversificação da fonte de renda.
Com mudança no esquema de exibição e edição do BBB21 os telespectadores são praticamente obrigados a assinar o pay – pe – View – no caso o Globopay, plataforma de streaming da Globo que mostra 24hs da casa.
O multishow, outro canal pago da Globo, mostra trechos maiores e com mais detalhes da programação, fazendo com aque seus fãs busquem também assinar mais esta “fonte de informação”.
A título de curiosidade a Globoplay conseguiu aumentar 11 vezes a assinatura.
Agora como você vai pegar essa tática de diversificação de fonte de renda para o seu negócio?
Bom, aqui é necessário usar a criatividade. Conforme o nicho que você trabalha você pode começar a explorar novas fontes de renda, ofereça produtos ou serviços complementares ao core business do seu negócio.
Exemplo, se você possui uma hamburgueria, venda a sobremesa também, mas quando eu falo venda , não é só o fato de colocar a disposição o item no seu cardápio, é de fato promover a venda, oferecer, criar um combo, algo que desperte o desejo.
Se você trabalha vendendo roupas, é hora de montar um look com acessórios e por que não incluir calçados para formar uma venda mais completa.
Você que é mecânico, por que não oferecer uma entrega de carro com uma lavagem também, ou um upgrade de acessório que o carro não possua, um produto de manutenção.
Ideia é o que não falta, o que falta mesmo são empreendedores apaixonados por seus negócios.
dIAS, fELIPE – 2021
Se você quer ter mais ideias, convido a você dar uma olhada nas ultimas postagens que fiz em minhas redes sociais, YOUTUBE, 3x Cast. (links no final do artigo).
Solicite uma análise grátis do seu negócio.
Isso mesmo, vou dedicar um tempo do meu dia para ver suas potencialidades e fraquezas a fim de lhe dar um feedback de ações que você poderá colocar em prática. (botão no rodapé da página).
Quarta Estratégia – Storytelling
A quarta estratégia usada não só pela direção do programa, mas usada também pelos (brothers) é o Storytelling, ou o uso da história para conectar pessoas e vender!
Uma participante da casa, influencer na área de cosméticos “lançou” um linha de produtos dentro do reality na edição passada do BBB.
MAS COMO ASSIM, ela LANÇOU UM PRODUTO?
Ela tem duas linhas de produtos, uma para pele e outra para cabelos, e através do Storytelling ela criou um cenário perfeito para contar a história do seu produto, uma maquiagem que supostamente fixa melhor que as outras e mesmo após as festas , choros, suor e lágrimas a maquiagem estaria intacta.
Essa informação dentro de casa fez com que os pedidos de sua loja virtual aumentassem consideravelmente.
Quinta Estratégia – Gatilho Mental
A quinta e última estratégia usada na verdade não é uma estratégia em sí, mas um combo delas. Combinações práticas que você pode usar em seus negócios e ideias.
A produção do programa usou artifícios de gatilhos mentais para atrair mais de 30 patrocinadores e alguns deles estão em uma lista de espera.
UALLLLLL … já pensou em seu negócio você ter uma fila de espera de clientes loucos para comprar algo ou contratar o seu serviço?
E como isso é possível? Através dos gatilhos mentais, quem estuda MKT sabe do que estou falando, existem diversos gatilhos mentais que podemos usar para “ajudar” o cliente a lhe escolher, ou ainda, elevar o valor percebido de sua empresa ou solução.
Gatilhos mentais da escassez, por exemplo, é usado quando o produtor do programa comunicou (teremos apenas 15 vagas de patrocinadores) com a alta demanda, o valores por essas vagas aumentam …
Outro gatilho foi a prova social, ficou evidente que algumas mudanças de posicionamento e gestão do programa fez com que a popularidade saltasse a números estratosféricos, assim aumentando o valor percebido pela marca com relação ao tamanho da audiência.
Não deixe de seguir, curtir e compartilhar este conteúdo.
Lembrando que todos meus conteúdos são multi-plataforma ou seja, você pode ler aqui no3X blog, escutar em quase todas plataformas de podcast em especial o 3X Cast no Spotfy e ainda ver no Youtube, IGTV e Facebook.
Espero que tenha gostado deste conteúdo, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários .
Até a próxima e #boratrabalhar