Olá, me chamo Felipe Dias e sou fundador da 3X Marketing, neste artigo vou falar com você empreendedor sobre site e presença digital de forma profissional na internet.
Se você ainda se questiona por que a sua empresa precisa ter um site, reflita: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Independentemente do segmento, local ou tamanho, esse é um ponto em comum entre todos os negócios de sucesso. Só esse argumento já seria suficiente para você considerar ter um site.
Ter um site próprio é o mínimo que sua empresa precisa para ter presença digital profissional, além disso, é uma questão de segurança para seu negócio.
Imagina que suas contas em redes sociais foram clonadas ou bloqueadas. Seria uma tragédia perder tudo do dia para a noite. Ter um site é estar no controle da informação.
Porém, antes de falar sobre os benefícios, quero falar sobre 3 objeções bastante comuns em minhas consultorias.
Pode ser que você se identifique com uma e até mesmo todas delas, e se tiver mais alguma, vou ficar muito feliz em lhe responder, basta deixar nos comentários.
Mas o pior de tudo, na minha opinião, é você procrastinar a criação do seu site e o seu concorrente montar na sua frente. O prejuízo será mais do que dobrado.
Bom vamos às objeções.
Os empreendedores de pequeno porte, ou melhor, micro empreendedores e MEIs – Micro empreendedores individuais sempre falam o seguinte.
Primeira objeção: “Meu negócio é local, então por que ter um site se não vendo pela internet?”
É correto afirmar que fazer vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade.
Caso isso fosse verdadeiro, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos ou serviços. Porém, sabemos que não é isso que acontece.
Se o seu negócio for local, como um escritório de contabilidade, um estúdio de fotografia ou um restaurante japonês, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.
A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas, moradores locais e principalmente viajantes que não conhecem muito bem a cidade onde vão ficar.
Portanto, quando alguém procurar por “Pizzaria em Londrina”, “Academia em Ourinhos” ou “Consultor de Marketing em Santo Antônio da Platina”, um site próprio passaria mais autoridade para o mecanismo de busca.Outro fator muito importante é que um site próprio transmite uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.
Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público.
E uma boa primeira impressão e é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.
Vamos para a segunda objeção que eu mais escuto.
Segunda Objeção – “Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?”
Quando escuto isso, chego a passar mal de tanta raiva …… brincadeira a parte. Ter um site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Marketing e funciona muito bem para dar tração inicial a microempresas e startups.
Enquanto o marketing tradicional precisa de um investimento elevado no início, o Marketing Digital permite um investimento mais baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento, o famoso (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.
Imagina que no Marketing Digital é possível rastrear cada centavo investido, já o Marketing tradicional (offline) é impossível mensurar o seu retorno, tendo em vista que não é possível quantificar quantas pessoas viram uma faixa pendurada na rua, quantas anotaram seu telefone em um outdoor ou ainda que tipo de pessoa escutou sua chamada na estação de rádio local.
Se o seu público é jovem, desconfio que nem saibam o que é rádio e jornal impresso. Não é verdade?
Vamos para a última objeção antes de eu te falar os benefícios
Terceira Objeção – “Eu já tenho um perfil nas redes sociais, não preciso de site”.
Uma página no Facebook ou um perfil em outra rede social é um item fundamental , senão obrigatório assim como o site. Um canal não substitui o outro.
Porém, sem um site com um domínio próprio fica absolutamente ineficaz realizar campanhas de Email Marketing por exemplo. Que ainda é uma grande ferramenta de relacionamento entre empresa e clientes.
Outro ponto muito importante é que, no momento da divulgação de algum serviço ou produto, você precisa direcionar seu cliente para algum lugar.
Se este lugar for a própria rede social ou até mesmo um marketplace (mercado livre , magalu e etc) você corre o risco de perder a atenção do seu cliente ou até mesmo mostrar produtos ou serviços similares, que, neste caso pode ser dos seus concorrentes.
Resumindo, você investiu dinheiro para seu cliente conhecer os seus concorrentes.
Agora me responda, para onde gostaria de levar seus LEADs, para seu site onde você tem total controle de tudo ou para uma rede social ou um marketplace onde seus concorrentes estão brigando e pagando por atenção também?
Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes para fechar vendas importantes?
Em sua própria loja ou escritório ou em um lugar cheio de interferências como um centro de compras como a 25 de março, onde diversos concorrentes ficam tentando chamar a atenção – e até pagando por essa atenção?
Bom, agora que já “derrubei” as objeções vamos falar dos 5 benefícios de se ter um site. Vale lembrar que seriam muito mais, porém não quero me estender aqui. Vamos lá!
Benefício 1 – “Para sua empresa ser encontrada”.
Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontram o que você faz ou vende?
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google, e curiosidade a parte o YOUTUBE é a segunda, e em breve eu também vou falar da importância do vídeo para o seu negócio.
Mas voltando ao assunto, se a pesquisa for sobre sua empresa especificamente, é importante que você tenha um site otimizado, assim a chance do seu site aparecer nas primeiras colocações de pesquisa é grande.
Agora, se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.
Lembrando, ter um site com informações básicas é o mínimo para se ter presença digital profissional. Ter um blog será seu próximo passo.
Benefício 2 – “Credibilidade e Autoridade”.
Imagina que está buscando algo, pode pensar no que quiser, e quando você digita no Google o termo da busca, o resultado apresentado são empresas, pessoas, e artigos relacionados à sua procura.
O primeiro deles tem todas as informações, site próprio, informações institucionais, link para redes socias e etc… o segundo termo tem apenas nome e telefone. O terceiro resultado tem apenas um perfil do instagram.
Apesar de eu já saber a resposta, vou fazer a pergunta mesmo assim. Qual dos 3 resultados você tenderia a levar em consideração fazer negócio?
O resultado cheio de informação, o que só tem telefone ou o perfil de uma rede social? Ficou clara a autoridade que um site tem sobre outros meios digitais não é mesmo?
Não quero desmerecer as mídias sociais – como falei anteriormente, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital.
O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil em rede social. Mais uma vez, veja o que as grandes empresas fazem, e se elas fazem isso é porque investiram e investem muito dinheiro em coisas que dão certo.
Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto ou serviço.
Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta.
É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão. Eu diria ainda que é um fator primordial na tomada de decisão, principalmente se os seus concorrentes não possuírem site.
Benefício 3 – “Para expandir o negócio”.
Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Uma das minhas missões é auxiliar empreendedores a terem crescimento previsível e escalável por meio da consultoria em Marketing Digital.
Para que isso aconteça e que juntos tenhamos excelentes resultados é importante ter o básico para que possamos otimizar campanhas e estratégias. No entanto, nada disso seria possível se o seu negócio não tem presença profissional nos meios digitais.
Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa de um endereço digital próprio.
O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente, principalmente se o seus clientes são outros negócios o conhecido (B2B), Business to Business, traduzindo, negócio para negócio.
Com a estratégia certa é provável que seus clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.
Benefício 4 – “Para se relacionar com seus futuros clientes”.
A forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia. Principalmente neste momento no qual estamos vivendo. Pesquisar sobre produtos e serviços já é um hábito consolidado pelo consumidor. A geração Milenium então nem se fala.
É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou procure a melhor solução de seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra.
É aí que entra o site de sua empresa. Vai me dizer que quando procura algo de empresas que não conhece você não sai correndo para o Google primeiramente para procurar alguma informação para saber se a oferta que acabou de ver não é uma fraude, ou ainda, se a empresa em questão tem muita reclamação em sites do tipo RECLAME AQUI.
Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:
- Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
- Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
- Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
- Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
- Ter um chat em real-time para atender aos clientes.
- Botões de direcionamento para Whatsapp e etc.
E agora para finalizar
Benefício 5 – “Para vender muito mais”.
Segundo o funil teórico de Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda.
Se você nunca viu, leu ou escutou a respeito sobre funil de marketing ou funil de vendas vou fazer uma breve analogia.
Na internet o Marketing funciona da mesma forma que o relacionamento amoroso funciona no mundo real.
Se você é casado ou casada, ou já namorou alguma vez na vida, dificilmente você pediu ou aceitou uma proposta amorosa na primeira vez que viu seu par na vida. não é mesmo?
Imagina que eu ao ver minha esposa pela primeira vez na vida tivesse chegado nela e a pedido em casamento sem a conhecer?
Essa primeira impressão certamente levaria a um resultado horrível, ou seja, ela correria o mais longe possível e me acharia um doido.
No inconsciente das pessoas, quando você só posta foto de produto e serviço na internet, é o mesmo que pedir para casar como falei anteriormente, fazer isso sem ao menos se preocupar em querer conhecer e se relacionar com seu cliente é a chave para o fracasso e, seja sincero comigo, você deve estar fazendo isso agora mesmo.
Cometendo o maior erro dos empreendedores ao usar as redes sociais.
Nós fomos programados para fugir de ofertas e propagandas. Em minha época de criança ficávamos chateados em ter que esperar o comercial passar nos canais de TV, já a nova geração está programada para pular, arrasar ou apertar o X em algum lugar da tela de seus smartphones.
E qual o papel de seu site nessa etapa? Em relação as vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, fazendo parte da tomada de decisão quanto para vendas self-service, como é o caso de ecommerces em geral.
Se sua venda for consultiva, o site pode ser um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos.
Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando quiserem.
Não importa se é feriado ou se são 4 horas da madrugada.
A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial e vai poder ganhar dinheiro até dormindo (o sonho de todo empreendedor que não conhece a verdade kkkk ).
Bom eu espero ter ajudado você a tomar a decisão de ter um site para começarmos junto a escalar sua empresa.
Caso tenha ficado em dúvida, deixe nos comentários. Agora vou fazer o meu Jabá aqui, caso precise de um site, entre em contato comigo, custa muito menos do que imagina.
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