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A confiança nas marcas dos produtos é um dos principais fatores levados em conta pelo consumidor na hora de comprar. De acordo com a pesquisa IN BRANDS WE TRUST, que faz parte do relatório Edelman Trust Barometer 2019, 91% dos consumidores brasileiros afirmam que é “essencial” ou “fator decisivo” confiar que a marca “fará o que é certo”.

Este quesito fica atrás somente da qualidade e do custo-benefício, com 92% da preferência no ranking das principais considerações. A pesquisa foi realizada em oito países.

O levantamento revela que a confiança nas marcas está crescendo em importância para os brasileiros. Isso acontece devido ao crescimento da preocupação com o impacto das empresas na sociedade (75%); produtos (69%); por questões como inovação e experiência como consumidor (55%); incluindo o uso de dados pessoais e de inteligência artificial.

“A confiança sempre pesou na hora de alguém optar por um produto, mas agora as expectativas das pessoas evoluíram”, disse Marcília Ursini, vice-presidente executiva da Edelman Brasil.

“Hoje não basta entregar um produto de qualidade e com bom preço, é preciso oferecer uma boa experiência de compra e impactar a sociedade de maneira positiva”, explicou.

Ainda de acordo com a pesquisa, quando o consumidor confia em uma marca há muito tempo, a chance dele comprar novos produtos é maior (58%) do que o consumidor que não confia completamente nela (23%). A probabilidade de permanecer fiel também é maior, de 63% contra 25%, de defendê-la (60% versus 23%) e de apoiá-la (51% contra 20%).

Quando a marca é confiável em relação ao produto, à experiência de compra e ao impacto social, a porcentagem de consumidores que comprarão pela primeira vez, permanecerão leais, defenderão e apoiarão é maior, de 72%, do que a de consumidores que compram confiando apenas no produto (52%). Entre os benefícios, está também a abertura que essas empresas terão ao se comunicar com os consumidores.

Em um cenário onde 77% dos brasileiros evitam a publicidade, o estudo mostra que, entre os que confiam na marca há muito tempo, 88% vão prestar atenção em seus anúncios e demais comunicações.

Apesar da importância de se construir confiança e dos benefícios que isso traz, as empresas estão falhando nesse aspecto. No Brasil, 63% dos entrevistados acreditam que toda marca tem a responsabilidade de se envolver em pelo menos uma questão social, mas apenas 23% afirmam ter experiência pessoal de que elas levam em conta os principais interesses da sociedade. Assim, apenas 36% dos brasileiros confiam na maioria das marcas que consomem.

Os consumidores demonstram que estão atentos a quem defende uma causa por meio de discursos e anúncios, mas que não realizam ações compatíveis.

O estudo mostra que 65% dos brasileiros afirmam que marcas usam questões sociais como manobra de marketing para vender mais. Com isso, a população brasileira está decepcionada com a falta de impacto produzido por elas, com apenas 46% acreditando que as empresas têm ideias melhores do que o governo para solucionar os problemas do país.

“Abordar uma questão social em um anúncio é bem diferente de promover mudanças reais na sociedade”, disse Marcília. “Para defender a Floresta Amazônica, por exemplo, é preciso tomar iniciativas reais que a protejam de fato, não apenas se manifestar quando o assunto está em alta”, concluiu.

O CEO da 3X Marketing – Felipe Dias, acredita que uma das maiores falhas dos empreendedores iniciantes, bem como dos pequenos empreendedores está no fato de não tomarem o cuidado suficiente com o posicionamento de marca.

Hoje em dia acontecem muitas fraudes e golpes pela internet, o que pode afetar a confiança dos consumidores, pois se sentem menos seguros em efetuar uma compra pela internet ou até procurar por serviços na internet.

E hoje nós separamos 3 dicas que podem te ajudar a ganhar e manter a confiança dos seus clientes, confira.⬇

Redes sociais.

Milhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e é claro que você quer que essas pessoas conheçam sua empresa, então quando uma empresa não tem nada nas redes sociais passa uma imagem de amadorismo ou de empresa falsa.

Feedback.

Com muita educação, peça a seus clientes para mandarem resenhas, feedback, uma avaliação, do seu serviço ou produto, isso ajuda a aumentar sua credibilidade.

Preço competitivo.

Se seu preço é muito baixo faz com que o cliente em potencial tenha dúvidas se seu produto ou serviço vale mesmo a pena. Nem sempre o melhor preço é a melhor estratégia.

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